MANUAL SOBRE VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS
 
Autor: Luiz Spinelli.
Data da publicação: 10 de julho de 2020.
 
 
 
ARQUIVO COM ALTA RESOLUÇÃO
 

Tamanho do arquivo: 22 MB

Formato: PDF

Número de páginas: 71

Clique na imagem para baixar o arquivo.

 

 
MANUAL SOBRE VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS
 

Esta é mais uma obra de conteúdo relevante, didática e ricamente ilustrada, disponibilizada gratuitamente para o mercado de trabalho.

É de autoria de Luiz Spinelli, com contribuições de um grupo de profissionais e patrocinada pelas empresas Acrotec, DTS Service, IBR Brasil e Kaefy.
 
 
Use as imagens ao lado para baixar o arquivo.
 
 

Objetivo

Por definição, os ambientes classificados como espaços confinados apresentam uma ventilação precária ou inexistente. E essa realidade gera vários problemas que comprometem o conforto, a saúde e a segurança dos trabalhadores que atuam nesses ambientes.

Os riscos atmosféricos são estatisticamente os maiores causadores de acidentes de trabalho em espaços confinados, pois são o que podemos classificar como inimigos invisíveis.

Somente com tecnologias adequadas é possível avaliar e monitorar uma atmosfera em espaços confinados, para determinar a concentração de oxigênio e/ou a presença de gases asfixiantes, tóxicos e inflamáveis.

Os detectores de gases, desde que tenham os sensores adequados, podem identificar se há perigo em um espaço confinado, mas é com a ventilação que os riscos podem ser anulados ou controlados.

A ventilação em espaços confinados é um tema complexo e técnico que costuma ser frequentemente negligenciado ou subestimado. Muitos acreditam que basta um ventilador provido de tubos para solucionar os problemas de segurança nesses ambientes. Entretanto, o planejamento e as técnicas de ventilação exigem mais conhecimento técnico.

Esta obra busca atender profissionais de diferentes perfis. Ela é suficientemente didática para instruir uma pessoa leiga sobre o assunto e ao mesmo tempo aperfeiçoar o conhecimento de profissionais que já usam os equipamentos e os procedimentos de ventilação em espaços confinados.

O foco deste manual é as tecnologias de ventiladores portáteis.

 
 
 
 
ARQUIVO COMPACTADO
 

Tamanho do arquivo: 13 MB

Formato: PDF

Número de páginas: 71

Clique na imagem para baixar o arquivo.

 

   
 
 
 
 
Desenvolvido por Luiz E. Spinelli - todos os direitos reservados