MANUAL SOBRE SISTEMAS DE ANCORAGEM
 
Autor: Luiz Spinelli.
Data da publicação: 28 de março de 2022.
 
 
 
ARQUIVO COM ALTA RESOLUÇÃO
 

Tamanho do arquivo: 37 MB

Formato: PDF

Número de páginas: 104

Clique na imagem para baixar o arquivo.

 

 
MANUAL SOBRE SISTEMAS DE ANCORAGEM
 
É mais uma obra de Luiz Spinelli, produzida com contribuições de um grupo de profissionais e patrocinada pelas empresas WRX, CTNR, Dois Dez, Instituto Santa Catarina, Ranger e Bonier.
 
 
Use as imagens ao lado para baixar o arquivo.
 
 

Justificativa

O sistema de proteção individual contra queda de altura é constituído de três componentes básicos incluindo o EPI (cinturão de segurança), o elemento de ligação (talabartes,trava-quedas,etc) e o sistema de ancoragem. Entre os três, o que pode ser considerado o mais complexo e também o mais negligenciado é o sistema de ancoragem.

De nada adianta equipar um trabalhador com um EPI de boa qualidade se não houver um ponto seguro onde conectá-lo.

O tema segurança contra queda de altura é complexo e muito técnico, envolvendo princípios de física, engenharia e tecnologia. Quando os trabalhadores e os gestores não têm o conhecimento básico necessário sobre o tema cometem erros graves na avaliação, no planejamento e na utilização dos sistemas de proteção.

A seleção de equipamentos, bem como a seleção e a contratação de serviços tornam-se precários quando o contratante não possui critérios técnicos para fazê-lo.

A gestão eficiente das rotinas de trabalho em altura exige o apropriado conhecimento técnico.

 
 

Objetivo

Este material visa oferecer conhecimento sobre o tema abordado com uma boa qualidade didática, ricamente ilustrado e disponibilizado para o mercado brasileiro de forma livre e gratuita.

Este material tem o objetivo de beneficiar profissionais de diferentes perfis, sejam eles de nível técnico ou superior, inexperientes ou que já utilizam sistemas de ancoragem para proteção contra queda de altura.

Busca auxiliar os que avaliam, planejam, excutam e fiscalizam os trabalhos em altura, bem como aqueles responsáveis pela seleção e contratação dos serviços especializados.

 
 
 
 
ARQUIVO COMPACTADO
 

Tamanho do arquivo: 21 MB

Formato: PDF

Número de páginas:104

Clique na imagem para baixar o arquivo.

 

   
 
 
Desenvolvido por Luiz E. Spinelli - todos os direitos reservados