E-BOOK OS CEM QUILOS!
Publicado em fevereiro de 2017
 
 
 

Tamanho do arquivo: 61 MB

Formato: PDF

Número de páginas: 112

Clique na imagem para baixar o arquivo.

 

 
E-BOOK OS CEM QUILOS!
 

Está disponível a 2ª edição do livro "Os Cem Quilos"! Esta nova edição teve 5% do seu conteúdo atualizado e pode ser baixada gratuitamente.

Este livro foi produzido tendo a controvérsia dos 100 kg como estímulo. Alguém com mais de 100 kg pode utilizar um cinturão de segurança nos trabalhos em altura? Além de responder a esta questão, o livro oferece uma base de conhecimento aplicável a todos os sistemas de retenção de quedas. O texto é didático e enriquecido com mais de 260 ilustrações.

 
 
Use as imagens ao lado para baixar o arquivo.
 
 

Justificativa

No Brasil as normas técnicas que abordam as características e as metodologias de ensaio dos equipamentos de proteção individual contra quedas de altura foram baseadas nas normas europeias.

O entendimento dos conteúdos dessas normas é de domínio de poucos profissionais do mercado de trabalho brasileiro e latinoamericano, pois normalmente o interesse se limita aos que, de fato, precisam utilizar as normas. Essas normas técnicas são de utilidade para todos os que desenvolvem projetos, fabricam e importam equipamentos ou realizam os ensaios desses equipamentos no processo de certificação. Mas fragmentos dessas normas costumam ser compartilhadas no mercado de forma parcial e mal interpretadas.

A falta de conhecimento técnico da maioria dos profissionais do mercado agrava a situação e os problemas decorrentes de tudo isso são latentes nos dias atuais.

O melhor exemplo que podemos utilizar é a controvérsia dos 100 kg. As normas técnicas brasileiras, com base nas europeias, determinam que os ensaios dinâmicos dos equipamentos de proteção individual contra quedas devem utilizar uma massa de 100 kg. Esse é um dos poucos requisitos das normas de domínio comum no mercado, e gera confusões e enganos.

Como exemplo, podemos citar um pensamento comum no mercado que é acreditar que o 100 kg é um fator limitante para o uso de alguns equipamentos de altura. O pensamento é o seguinte: “Se um cinturão de segurança foi testado com um manequim de 100 kg é óbvio que ele não deve ser usado por um trabalhador com mais do que 100 kg”.

Pode parecer óbvio, mas está errado! A massa, isoladamente, não determina o resultado de uma queda. A segurança da queda de um trabalhador é definida por uma soma de fatores que se relacionam e cujo conjunto define o resultado. E a massa é apenas um dos fatores.

O grande problema nesta e em outras controvérsias e enganos é manter o foco em um ou em outro fator isolado, deixando de pensar no SISTEMA!

Este livro tem o objetivo de oferecer uma base de conhecimento que ajude os profissionais a compreenderem os efeitos de uma queda e os fatores que compõe um sistema seguro de retenção de quedas.

 
 
   
 
 
 
 
 
Desenvolvido por Luiz E. Spinelli - todos os direitos reservados